Saúde | 05/07/2013

Saúde de Louveira convoca população para vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba

Foto: Divulgação / PML

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira convoca a população para receber a vacina tríplice viral, que imuniza a pessoa contra os vírus causadores do sarampo, rubéola e caxumba. Embora estas doenças estejam controladas na região, a imunização contra sarampo e rubéola é importante nesta época de férias escolares em que crianças e pais costumam viajar e podem ‘importar’ o vírus. Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam de forma intensa em diversos países do mundo e podem ser reintroduzidos no País caso os viajantes não imunizados ficarem expostos ao risco de contraí-los. Portanto, é importante que os viajantes recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A imunização normalmente é conferida às crianças ao completar um ano de idade, que recebem o reforço entre 4 e 6 anos. Logo, quem já foi imunizado não precisa receber a vacina.

“O Sarampo é uma doença altamente transmissível e praticamente todos os indivíduos não imunizados adquirem a doença após serem expostos a um caso”, esclarece a secretária de Saúde, Pâmela Mango. A transmissão da doença pode ocorrer pelo ar, principalmente em ambientes fechados como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões. Após contraído, o vírus pode ser transmitido cinco dias antes e cinco dias depois do surgimento da erupção avermelhada na pele, um dos sintomas da doença junto com a febre. O exantema (manchas vermelhas) e o aumento da temperatura corporal são sinais comuns também na rubéola.

 

Caxumba

Diferentemente do sarampo e da rubéola, a caxumba apresenta suscetibilidade geral, mas com tendência a facilidade de transmissão em escolas e instituições onde haja agrupamento de adolescentes e adultos, visto que é transmitida por gotículas respiratórias. É uma doença infecciosa aguda que tem como principal sintoma uma inflamação de glândulas salivares, com aparente inchaço. No entanto, cerca de 30% a 40% dos indivíduos infectados não manifestam a infecção.

 

Medidas para evitar a propagação:

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

- Lavar as mãos, frequentemente, com  água e sabão, ou então utilizar álcool em gel.

- Não compartilhar copos, talheres e alimentos.

- Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos.

- Sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

- Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados.

- Evitar contato próximo com pessoas que portarem os vírus.