Governo | 17/04/2019

Revisão do Plano Diretor de Louveira marca nova etapa em desenvolvimento e qualidade de vida

plano diretor

Com a assinatura da revisão do Plano Diretor na tarde de sexta-feira (5) no gabinete da prefeitura, Louveira atualiza as diretrizes para garantir desenvolvimento sustentável aliado à qualidade de vida para os cidadãos.

Criado pela Lei n.º 2.331 de 2013, o atual Plano Diretor já previa uma revisão a cada 5 anos devido ao crescimento dinâmico que a cidade apresenta com a atração de novas empresas e empreendimentos e a ampliação das estruturas necessárias para o bem estar dos louveirenses, como redes de água e esgoto e melhorias nas vias públicas.

O Plano e sua revisão foram elaborados a partir do diagnóstico e da projeção populacional, estabelecendo as soluções para manter o alto nível de progresso e geração de emprego, mantendo-se como o município mais desenvolvido do Brasil atestado pelo Índice Firjan por 2 anos consecutivos.

Para garantir a sintonia com os anseios dos louveirenses, a revisão foi amplamente debatida por meio de audiências públicas com participação popular e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial, além da aprovação pelos membros do legislativo do município.

Crescimento ordenado

O planejamento urbano estabelecido no Plano Diretor de Louveira utiliza o critério de vocação do local, delimitando áreas propícias para a instalação de indústrias, residências, comércio e produção rural, acompanhadas pelas estruturas específicas e dimensionadas para cada tipo de ocupação.

Os benefícios são o melhor planejamento de trânsito principalmente em áreas industriais, maior conforto e segurança em espaços residenciais e comerciais e preservação ambiental nas zonas rurais.

Preservação do verde

Além de oferecer um planejamento que contempla o desenvolvimento econômico do município, a revisão do Plano garante a preservação de 58% de todo o território louveirense, ou seja, mais da metade da área é de preservação ambiental. Este percentual é um dos mais altos do país reflete diretamente no bem estar e na saúde das pessoas, pois gera melhor qualidade do ar, impede a poluição de rios e preserva as nascentes de água, medidas estas avaliadas e aprovadas pela Agência Reguladora ARES-PCJ.

Outras importantes conquistas previstas no Plano são a proibição da instalação de indústrias perigosas que possam afetar o equilíbrio ambiental e a continuidade dos programas municipais de incentivo ao produtor rural, com o Promif, que acarretam a preservação das áreas de cultivo e foram reconhecidos em um seminário internacional como exemplos eficazes de combate ao êxodo rural.

Com a conquista deste planejamento que alia desenvolvimento e sustentabilidade, Louveira garante estruturas que aprimoram a geração de emprego e qualidade de vida.