Gestão Ambiental | 16/04/2020

Queimadas pioram a qualidade do ar e afetam o sistema respiratório

queimada

A inalação da fumaça proveniente das queimadas pode afetar muito a saúde das pessoas, como dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e irritação nos olhos. Além disso, também pode agravar doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e Doença Pulmonar Obstrutiva e Crônica (DPOC).

Todos esses sintomas acontecem, porque as partículas presentes na fumaça são formadas de compostos químicos que afetam o sistema respiratório quando inalado, prejudicando a troca gasosa.

Durante o momento de pandemia do novo coronavírus é mais um motivo para ter cuidado com o meio ambiente e a saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça produzida pela queimada produz substâncias químicas que ficam na terra e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados e podendo agravar os sintomas da Covid-19 como tosse e dificuldade para respirar.

Mesmo durante a vigência do Decreto Nº 63.881 do Governo do Estado de São Paulo, que decretou quarentena para todas as cidades desde 24 de março, a Prefeitura de Louveira, mantém os serviços prestados para população como administração municipal, manutenção de redes de água e esgoto, segurança, saúde e serviços públicos.

Crime ambiental

Atear fogo em terrenos é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de multa e detenção. Pode ser enquadrado nesse crime quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais; ou ainda a destruição da flora.

Desde março de 2015, a Lei Municipal número 2.414 proíbe a queimada em Louveira e estabelece que podem ser penalizados o proprietário do imóvel, responsáveis legais e contratuais e mandantes do ato.

A Guarda Municipal recebe as denúncias pelo telefone 3878-1512.