Saúde | 08/03/2021

Qual o papel da alimentação adequada e saudável durante a pandemia de covid?

A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde

Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde. 

Alimentos in natura como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas (sementes comestíveis tipo: castanhas, amêndoas, nozes etc), tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações da COVID-19 como: diabetes, hipertensão e obesidade.

Evite alimentos artificiais/industrializados como temperos prontos, sucos em pó, gelatina, bolachas recheadas, refrigerantes etc.. Quanto mais natural a sua alimentação, melhor!

Esse novo momento da pandemia que estamos enfrentando  demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a manutenção e a recuperação da saúde.

Cuidados com as crianças durante a pandemia

A alimentação exerce um papel importante na saúde das crianças, por isso é preciso estar atento a maneiras de estimular o consumo de alimentos adequados e saudáveis.

Também é importante manter em foco a prática de atividades físicas, por mais simples que sejam. Então confira algumas dicas para lidar com as crianças que estão em casa:

- Garantir que não faltem alimentos naturais e de qualidade. Como? Fazer lista de compras e escolher o momento de saída garantindo que a quantidade adquirida dure mais tempo, evitando outras saídas de casa;

- Incentivar a participação das crianças no planejamento e preparo das refeições. Assim, elas se sentem estimuladas a comer melhor. Sem contar que é uma ótima maneira de estreitar os laços entre os membros da família;

- Resgatar brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa e na companhia de outros familiares, como jogos, esconde-esconde, dança, mímica e pular corda, entre outras;

- Manter os cuidados com a higiene. Estimule as crianças a lavarem as mãos com frequência e as oriente para não tocar os olhos, o nariz e a boca. Se precisar sair de casa, que seja sempre com máscara e respeitando a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/obesidade-infantil-como-prevenir-desde-cedo