Água e Esgoto | 21/07/2020

Problemas na rede da CPFL causa dano ao bombeamento da cidade nesta terça (21). SAE está realizando a manutenção

A equipe da Secretaria de Água e Esgoto de Louveira (SAE) realiza manutenção de emergência no transformador da antiga Estação Elevatória (bombeamento), após problema ocorrido na rede de energia da CPFL.

Uma ação da CPFL na rede de energia causou danos ao transformador geral do bombeamento de água, que apresentou problemas. Em uma ação emergencial da equipe do SAE de Louveira, está realizando a substituição do transformador, para restabelecer a normalização de bombeamento para os reservatórios da cidade, com previsão de até o final desta tarde.

É importante que a população economize água até que a situação se normalize.

A antiga casa de bombeamento foi construída há 40 anos atrás e será substituída pela moderna nova Estação Elevatória que está em fase final de construção

O novo sistema da nova Estação Elevatória é composto de 12 moto-bombas capazes de distribuir 395 litros por segundo, o que representa um aumento em 3 vezes da capacidade de bombeamento de água limpa e tratada para os reservatórios que abastecem os louveirenses.

As bombas trabalharão em horários alternados, levando água de maneira rápida e eficiente para os reservatórios, gerando economia dos recursos e aumento da capacidade de abastecimento para até 135 mil habitantes.

O projeto segue os parâmetros e exigências técnicas recomendadas, com equipamentos de alta capacidade operando para garantir o rápido abastecimento até nas regiões mais altas da cidade.

As novas moto-bombas, com tecnologia Alemã e uma das mais modernas do mundo, possuem rotores de aço inox e dispositivo “pumpmeter” que faz trabalharem sempre no ponto ótimo de eficiência o que garante economia de energia.

O sistema do “pump meter” (medidor de bomba) compreende de sensores de pressão, unidade de análise e unidade de exibição, monitorando pressão de sucção, pressão de descarga e pressão diferencial.

A nova Estação Elevatória será um componente chave no sistema de abastecimento de água no município, triplicando a capacidade de entrega de água diretamente à população, por meio dos 9 novos reservatórios construídos e já existentes pela cidade.

Totalmente projetada para a segurança de um crescimento populacional, o novo sistema de água da cidade recebeu a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), troca de tubulações, implantação da setorização, outorgas de captação de água bruta, construção da primeira Represa de água bruta, construção de 9 novos reservatórios de água tratada duplicando a capacidade, e agora a finalização da nova Estação Elevatória (bombeamento), totalmente automatizada e moderna.