Desenvolvimento Econômico | 17/07/2014

Prefeitura realiza o 1º Festival Gastronômico “Sabores de Louveira”

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realiza pela primeira vez na cidade, o Festival Gastronômico “Sabores de Louveira”, que acontece de 26 de julho a 27 de setembro. O evento busca valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Louveira. Os estabelecimentos participantes terão suas receitas avaliadas pelos consumidores, ganharão prêmios e ainda terão participação no Guia Gastronômico de Louveira, que será lançado em 2015.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jailson Marinho, o  projeto tem o objetivo de mapear os pratos típicos da cidade “Com este festival pretendemos descobrir novos sabores e proporcionarmos a oportunidade para que as pessoas saboreiem receitas recriadas a partir das tradições da cidade de Louveira. Vamos com isso criar um roteiro gastronômico e fomentar o comércio local, sendo esta mais uma iniciativa de movimentar e divulgar os  estabelecimentos. Ao final de todo o processo lançaremos o ‘Roteiro Gastronômico Sabores de Louveira’ que divulgará nossa cidade em âmbito estadual”,  afirmou.

O Festival Sabores de Louveira  acontece em três etapas e é aberto a todos os empreendimentos alimentícios do município, que deverão se inscrever até o próximo dia 26/07 (conforme regulamento no site www.louveira.sp.gov.br).  Junto com a inscrição, o participante deverá  apresentar uma receita que caracterize a cidade, seja na matéria prima utilizada na confecção do prato ou na história que envolve a elaboração da receita, que deverá ter um laço cultural com  Louveira. Poderão participar pratos a lacarte, porções, pastéis, salgados, lanches, doces, sobremesas ou qualquer tipo de alimento produzido pelo estabelecimento seguindo as regras contidas no regulamento.

Após o período das  inscrições um corpo de jurados especializado vai analisar e selecionar 12 receitas que participarão da segunda etapa do evento, que é a comercialização.  Os pratos com sabor de Louveira integrarão o cardápio dos estabelecimentos vencedores de 15 de agosto a 20 de setembro, e neste período os clientes, além de saborearem as receitas exclusivas, também poderão votar nas categorias: melhor sabor, melhor apresentação e melhor criatividade. O garçom destaque no atendimento também ganhará prêmio.

O encerramento será no dia 27 de setembro, das 12h30 às 15h, na Área de Lazer do Trabalhador, quando acontece um encontro de degustação pública. Os 12 finalistas farão suas receitas em pequenas porções e as pessoas que adquirirem as cartelas (convite) poderão experimentá-las e avalia-las.  A nota do público será somada a nota do corpo de jurados que decidirá os quatro grandes vencedores do “Festival Sabores de Louveira 2014”.

Informações:

1ª Etapa : Inscrições : Todos os estabelecimentos de Louveira que comercializam alimentos podem participar (veja o regulamento completo no site da prefeitura www.louveira.sp.gov.br). Basta fazer o download da ficha de inscrição no site da Prefeitura e entregar preenchido na SEDEC (Rua Antonio Chicalhoni, 303 – Sto. Antonio – 3878-4559) ou na Divisão de Turismo (Rod. Anhanguera, km 72 – 3878-4166). As inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/14.

2ª Etapa: Os 12 selecionados irão comercializar os pratos em seus respectivos estabelecimentos de 15/08 a 20/09 onde serão avaliados pelos seus clientes nas categorias: melhor sabor, melhor apresentação, melhor criatividade e o garçom destaque no atendimento.

3ª Etapa : Degustação Pública - No dia 27/09, na Área de Lazer, os 12 finalistas apresentarão seus pratos para 150 pessoas degustarem e avaliarem juntamente com um corpo de jurados especializado. Neste dia serão eleitos os quatro grandes vencedores do Festival Sabores de Louveira 2014.

Mais informações :

Divisão de Indústria, Comércio e Serviços: 3878-4559