Saúde | 08/08/2019

Prefeitura oferece programas de prevenção e combate à obesidade

2 (1).jpg

Com o objetivo de oferecer qualidade de vida para os louveirenses, a Prefeitura de Louveira, através das secretarias de Educação, Saúde e Esporte, Lazer e Juventude, oferece programas gratuitos de prevenção e combate à obesidade em todas as fases da vida.

Educação

Para incentivar as crianças e jovens desde cedo a terem uma educação alimentar, a prefeitura oferece um cardápio equilibrado, saudável e que respeita a restrição alimentar de cada aluno, como intolerância a lactose e glúten.

Todas as refeições são baseadas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo todos os nutrientes necessários. A merenda da prefeitura de Louveira, oferece 4 variedades de hortifrútis sempre frescos, superior à meta do PNAE que é de 3 opções. Para completar a educação alimentar, os alunos são estimulados a servirem os próprios pratos de acordo com a quantidade e as preferências do cardápio.

A moradora de Louveira Rosana Morales tem dois filhos na escola EMFI Vila Pasti e conta que “a merenda é ótima e meus filhos amam. Eles já estudaram em escola particular, mas, para mim, a da prefeitura é melhor”.

O cardápio é elaborado por 2 nutricionistas, 5 técnicos em nutrição e dietética e um estagiário de nutrição, garantindo variedade de ingredientes para mais de 10 mil estudantes por dia.

Esporte, Lazer e Juventude

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude oferece escolinhas esportivas com 14 modalidades entre zumba, handebol, basquete, vôlei, vôlei adaptado, futsal feminino, futebol, taekendo, judô, karatê, jiu-jítsu, yoga, corrida de rua e natação infantil. As atividades estão disponíveis todos os semestres para crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos.

Diego Quijada, pai do Gabriel, que participa da natação e futebol society, e da Sophia, que pretende começar a ginástica, afirma que acha “excelente a iniciativa da prefeitura com os esportes estimulando desde cedo as crianças e oferecendo atividades para os adultos também”.

Para participar, basta apresentar o Cartão Cidadão durante o período de inscrição das escolinhas. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

A prefeitura mantém uma programação regular da Caminhada Contra o Sedentarismo, aberto a toda a população. Na última edição cerca de 170 pessoas participaram percorrendo um trajeto de 5,5 km. A próxima edição é no dia 25 de agosto às 8h30.

Saúde

Toda terça-feira a Unidade Básica de Saúde Dra. Lucilene Mosca Melin (UBS do Centro) realiza o grupo de obesidade no auditório.

O tratamento conta com acompanhamento médico de endocrinologista, psicóloga, nutricionista, enfermeira e profissionais do esporte. Os especialistas sempre focam na qualidade de vida dos pacientes e na prevenção de doenças e todo o processo é de médio a longo prazo, para proporcionar uma perda de peso de maneira gradual e saudável.

A participante do grupo Maria Tereza da Silva, de 61 anos, participa há dois anos do grupo e conta sua satisfação com o resultado e suas dificuldades. “Eu tive resultado nesses dois anos participando. Muito bom ter o grupo, os profissionais são ótimos”.

A Secretaria de Saúde também oferece palestra para hipertensos e diabéticos nas UBSs 21 de Março e Monterrey. Para conferir as atividades, acesse o link bit.ly/2TiSEZN.

Mais informações na UBS do Centro, na Rua Antônio Schiamanna, 208, Vila Nova ou pelo telefone 3978-5311.

2 (1).jpg
DSC03142.jpg
IMG_2762.jpg