Educação | 09/04/2013

Prefeitura leva alunos do ensino Infantil e Fundamental para conhecerem o circo

Rebeca / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria da Educação, promoveu uma visita ao circo para os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental de Louveira. Nos dia 04 e 05, no período da manhã e tarde,  cerca de 1.200 estudantes de 58 salas de aulas participaram da atividade. O Circo Mágico Nacional está instalado no Jd. Esmeralda, em Louveira.

De acordo com a secretária da Educação, Letícia Serpa, o objetivo do passeio foi de proporcionar a oportunidade para as crianças conhecerem o circo já que estão trabalhando a matéria em sala de aula. “Esse tipo de atividade fora do ambiente escolar só ajuda a enriquecer o aprendizado da criançada e é excelente para socializar, desenvolver e melhorar a comunicação em geral”, disse.

O tema Circo integra a apostila Pueri Domus, material pedagógico utilizado pelas escolas Municipais. De maneira didática, a matéria foi desenvolvida através de rodas de conversa, estudos dos personagens, escrita dos nomes dos personagens, desenho livre, pesquisa em casa e com os pais, pesquisa sobre o circo de antigamente e o circo atual, entre outros. Para complementar este trabalho e com o objetivo de contextualizar as atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos em companhia dos professores tiveram o prazer em assistir o espetáculo. “Foram momentos de alegria e diversão, onde nossas crianças puderam trazer à realidade aquilo que aprenderam na escola. Eu acho esta atividade muito importante pois dá oportunidade de terem o contato com o circo. Não adianta estudarem apenas na apostila é preciso ter a vivência”, afirmou a professora Elcia Dezotti, da escola Pedro Miqueletto.  Para a professora da EMEI Nicolau Finamore, Ana Paula Acerbi, a atividade concretizou a idéia do circo “Nós trabalhamos com a apostila e é importante para os alunos terem esta experiência, participando e conhecendo a realidade do circo. Só no papel não tem a emoção e eles precisam do concreto, disse.

As escolas participantes do passeio no circo foram Ceci Herdeiros do Futuro; Emei Luiz Gonzaga B. Martins; Ceil Infantil Centro; Emei Pedro Miqueletto, Ceil Infantil Bairro; EMEF Ângelo Argenton Filho; EMEF Cônego Luiz G. Biasi; Ceil Fundamental Bairro, EMEI Nicolau Finamore; EMEF José Odair Montelatto; EMEF José Pereira Dutra; EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF Odilon Leite Ferraz e EMEF Vila Pasti.