Segurança | 16/09/2013

Prefeito solicita reforço da Polícia Militar a secretário estadual

Foto: Jasso / PML

O prefeito Junior Finamore requisitou junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, aumento no efetivo atual da Polícia Militar de Louveira durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), realizado na manhã desta quarta-feira (11 de setembro), em Várzea Paulista.

Acompanhado dos vereadores Estanislau Steck, Luiz Carlos Rosa, Caetano Aparecido e Clarisse Aparecida, Finamore falou ao secretário sobre a necessidade de um aumento da presença do Estado na Segurança Pública de Louveira. “Estamos efetuando diversas ações para melhorarmos a segurança da cidade. Convocamos recentemente 15 novos guardas que estão sendo treinados e serão incorporados a partir de novembro”, disse. “Agora, pedimos ao estado a colaboração de aumentar também o efetivo de policiais militares, já que a Segurança Pública é de responsabilidade coletiva entre todas as esferas de poder”.

Louveira conta hoje com um grupamento de 22 policiais militares e 85 guardas municipais. A intenção da administração é conquistar junto ao Estado a expansão da corporação da polícia militar para 40 integrantes, formando assim um Pelotão.

AUJ aprova criação de Gabinete de Gestão da Segurança Pública

As secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Urbano criaram, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento do AUJ, o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) da região. O anuncio foi feito pelo secretário estadual Fernando Grella, durante a 14ª reunião ordinária do conselho.

O Gamesp tem o objetivo de integrar as ações de prevenção e combate ao crime de forma conjunta entre as policias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, ministério público, poder judiciário e sociedade civil. “A Segurança Pública é um direito da população, um dever do poder público e uma responsabilidade de todos”, afirma Grella.

A atuação do Gabinete se dá através de monitoramento e mapeamento da criminalidade e do cruzamento de informações das polícias. Outra atribuição é acompanhar programas e ações sócio-culturais, educacionais e esportivas que contribuam para ação institucional na segurança. “A segurança pública é um assunto complexo que não abrange só o aspecto policial, envolve prevenção, repressão e inteligência”, acrescenta o secretário. “O nosso planejamento prevê soluções arrojadas e efetivas para avançar nesta área, com a integração de diversas áreas, como saúde e assistência social, que colaboram na questão da prevenção”.

Á espelho do Gamesp de Jundiaí, já foram criadas no estado outras quatro unidades – na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, e Vale do Ribeira -, e também será instalado em breve o Gabinete da região de Ribeirão Preto.

A reunião contou também com a presença dos prefeitos e representantes das sete cidades que integram o AUJ, do secretário estadual adjunto de Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte; do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; do vice-presidente da Emplasa (A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti; além de autoridades policiais locais.