Desenvolvimento Econômico | 25/09/2014

Prefeito Junior Finamore certifica agricultores a receber subsídio para produção de frutas

agricultores

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, visitou propriedades rurais durante a manhã desta terça-feira (23 de setembro) para entregar a agricultores o certificado de adesão ao Promif, programa municipal de incentivos a fruticultura que prevê repasse anual de R$ 4 mil por hectare aos produtores que cumprirem metas de produção, segurança no campo e ações ambientalmente sustentáveis.

A primeira visita do dia foi à propriedade dos produtores de uva Augusto, Geraldo, Paulo e Luis Carlos (o popular Neca) Cestarolli. Acompanhado do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho, e do diretor de agricultura Daniel Miqueletto, Junior entregou o documento à família e reforçou a importância do incentivo aos produtores de fruta para preservar a atividade econômica precursora na cidade. “Nosso objetivo é fomentar a fruticultura para que esta atividade se perpetue pelas próximas gerações evitando desfigurar a cidade. Mais do que isso, estamos valorizando aqueles que trabalham para colocar alimento na mesa da população, por isso esta atividade não pode sucumbir à descapitalização das terras e outras dificuldades de produção e comercialização”, afirmou Finamore.

Na opinião do produtor Geraldo Cestarolli, o primeiro a receber o contrato, a iniciativa da Prefeitura vai ajudar o agricultor principalmente na compra dos defensivos – substâncias utilizadas para proteger as plantações de pragas. “Nunca tivemos esse tipo de ajuda. (O Promif) é um grande incentivo para nós continuarmos na roça, prosseguir com a atividade que nós tanto gostamos de fazer e que exercemos durante toda nossa vida”, comemora.

Depois de entregar o certificado à família Cestarolli, no bairro que carrega o sobrenome da família, a comitiva da Prefeitura seguiu até a propriedade de Evaristo Cavalli, na Cidade Jardim, região do Santo Antônio, que estava acompanhado do filho Gustavo e dos produtores Luis e Celso Borriero, e Orlando Steck. Ao receber o documento das mãos do prefeito, Evaristo demonstrou grande satisfação com todos os benefícios oferecidos pela Prefeitura aos agricultores. “O pessoal (produtores rurais) acaba abandonando a agricultura por falta de benefícios. Agora, o produtor continua na agricultura porque recebe muita ajuda da Prefeitura, como a assistência técnica de um agrônomo, auxílio de dois tratores, o pagamento do seguro, e agora este incentivo que ajuda bastante”, vibra Evaristo.

Adesão ao programa

Os fruticultores já certificados vão receber a primeira parcela do repasse em até 30 dias. O Promif já recebeu até terça (23) a adesão de 50 proprietários de empreendimentos agrícolas, sendo que 15 deles estão aptos para receber o auxílio. Já os outros 35 aguardam término da medição do terreno - em hectares - e análise da propriedade, informações necessárias para calcular o valor total do subsídio anual. Após este procedimento, é estabelecido um plano de metas a ser cumprido pelo produtor em três etapas, sendo que a cada etapa concluída o produtor recebe valor próximo de um terço do subsídio anual.

O Programa Municipal de Incentivos a Fruticultura (Promif) pode destinar mais de R$ 1 milhão anual em subvenção econômica, em caso de todos os produtores rurais da cidade aderirem à iniciativa. Isso porque atualmente a cidade possui 177 unidades de produção de frutas que somam 347 hectares.

Poderão ter acesso ao benefício, porém, os produtores rurais de frutas (pessoas físicas ou jurídicas) que desenvolvam efetivamente atividades agrícolas do cultivo de frutas e que não possuam na propriedade locações ou sublocações de casas, galpões ou qualquer inquilino não ligados a atividade agrícola, agroindustrial, turísticas ou na manutenção da propriedade.

A adesão ao PROMIF é opcional e voluntária e será formalizada mediante Termo de Adesão e Compromisso, no qual serão expressamente definidos os compromissos, requisitos, prazos de execução e demais obrigações a serem cumpridas  para ter direito a remuneração. A adesão pode ser realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada à Rua Antônio Chicalhoni, 303 – Bairro Santo Antônio. Mais informações pelo telefone: (19) 3878.2366 ou 3878.4559.

Metas

Dentre as metas contidas no Plano Técnico Individual (PTI), elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está a adoção das boas práticas agrícolas que deverão ser implantadas gradativamente para que, ao final de três  anos,  as áreas de cultivo dos produtores rurais beneficiados possuam mapeamento e sinalização da propriedade;  realização criteriosa de análises químicas e físicas de solo nas áreas de cultivo; acompanhamento técnico agronômico e registro de informações sobre manejos das culturas de frutas; instalações adequadas e devidamente sinalizadas para armazenagem de produtos tóxicos, adubos, combustíveis;  obrigatoriedade de que todas as crianças de família de produtores e outros trabalhadores das áreas de cultivo beneficiadas estejam devidamente matriculadas nas redes de ensino e participem de eventuais ações de educação ambiental promovidas pelo Município; entre outras.