Desenvolvimento Econômico | 15/01/2021

Louveira vai criar rotas de cicloturismo para atrair visitantes e acelerar a economia

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Walter, recebeu representantes de grupos de ciclistas da cidade e da região para apresentar o Projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira

A Prefeitura de Louveira trabalha para a criação de rotas turísticas que vão incentivar o cicloturismo no Munincípio, atrair visitantes e acelelerar a economia desse importante setor da cadeia produtiva.

O cicloturismo é uma forma de turismo que utiliza a bicicleta como meio de transporte em algum momento ou em todo o passeio. Além de ser saudável por estimular a prática de atividade física, é uma forma de lazer econômica, que respeita o meio ambiente e permite ao praticante estar conectado à natureza e à cultura e à história do local por onde passa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Walter, recebeu na tarde da última quinta-feira (14) representantes de grupos de ciclistas da cidade e da região para apresentar o Projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira, que tem como objetivo fortalecer a cidade no mapa dos apaixonados pelas bikes.

O projeto contempla a criação das rotas - com a ajuda dos grupos de ciclistas existentes -, além de sinalização e adaptação da Estação Ferroviária para servir como ponto de apoio para a saída e chegada dos ciclistas. Tambem está prevista a realização periódica de uma feira de trocas de produtos e equipamentos (Bike Fair), entre outras ações.

De acordo com o secretário, que também é ciclista, o incentivo ao turismo é uma missão dada pelo prefeito Estanislau Steck. "Isso é muito importante para a economia do município. A cidade de Louveira já é uma das mais procuradas pelos turistas e ciclistas da região, e essa é uma oportunidade para atrair visitantes e fomentar o turismo e o comércio das propriedades rurais", afirmou.

De acordo com o cronograma do projeto, o lançamento oficial do Rotas do Cicloturismo de Louveira está previsto para acontecer no dia 21 de março, aniversário da cidade.

Participaram da reunião, além do secretário Alessandro Walter: Jean Regorão (ciclista e Chefe de Divisão), Eduardo Sona (Chefe de Divisão do Turismo), Rafaela Lourençon (Turismóloga) e os ciclistas Wagner Venerando, Waldemar José, Ilane Steck Biasi e Simone de Jesus (Grupo Mulher de Pedal) e Cleber Luca.