Governo | 02/04/2015

Junior Finamore e vereadores visitam obras de creche para 500 alunos, no Bairro Santo Antônio

Unidade escolar será destinada para alunos, de 2 a 6 anos, e terá 33 salas de aula

visita_obras_vereadores

O prefeito Junior Finamore e uma comitiva de vereadores acompanharam, no final de tarde de quinta-feira (26), o andamento das obras de construção de uma creche no Bairro Santo Antônio que terá capacidade para atender a 500 alunos de 2 a 6 anos. Atualmente em fase de terraplanagem, a nova unidade escolar será composta por 33 salas de aula com solarium e inclui espaços para atividades complementares, como informática, biblioteca, brinquedoteca, playground, laboratório de ciências, além de duas quadras poliesportivas. Ao todo, serão aproximadamente 7 mil metros quadrados de construção em um terreno de cerca de 12 mil m².

A visita serviu para apresentar aos vereadores uma das obras que integram um pacote de 12 propostas da Prefeitura - envolvendo reformas e construções -, que necessitam de recursos financeiros provenientes do superávit dos orçamentos anteriores. As solicitações de liberação das verbas serão encaminhadas, em breve, para avaliação dos vereadores, uma vez que o superávit só pode ser utilizado com a aprovação do Legislativo Municipal, em caso do montante de recursos solicitados superar 15% do acumulado.

A unidade educacional vai atender aos alunos das creches Mundo Maravilhoso e Pequenos Brilhantes, além de criar mais de 100 novas vagas. “A creche vai funcionar em período integral e será totalmente térrea, atendendo aos padrões de acessibilidade às crianças pequenas”, explicou Finamore, durante a visita.

O presidente da Câmara, Nilson Souza, por sua vez, disse que “teve uma impressão muito positiva” das obras da creche. “Era uma reivindicação antiga e merecida pela população do bairro. Parabenizo o prefeito pela obra, pois educação deve ser sempre uma prioridade para qualquer governo”, disse.

O acesso dos alunos será pela Rua Vereador José Carlos Conte (próximo ao Centro de Convivência da Juventude). Já próximo à Avenida Ricieri Chiquetto, o projeto prevê vagas de estacionamento para as vans escolares, facilitando a entrada dos alunos com tranquilidade, segurança e sem prejudicar o fluxo local de trânsito – já a via é bastante movimentada.

Todos os equipamentos foram projetados para dar independência ao quadro de funcionários, tanto da área administrativa como os de apoio, pois o espaço conta com ampla cozinha para preparação de merenda e lavanderia.

Reforma do Vassoural

Antes de visitar as obras da nova creche, a comitiva conferiu o andamento da reforma do Centro Comunitário do Vassoural. Com estrutura antes deteriorada, o salão do local está sendo repaginado e a área externa vai receber um projeto completo de paisagismo, além de ter a quadra poliesportiva também reformada.

O Centro terá capacidade para 200 pessoas. O local receberá novas luminárias, bancos, playground, aparelhos de ginástica, reforma do piso da quadra, instalação de tabela de basquete e suporte para rede de vôlei.

De acordo com Finamore, a nova estrutura vai proporcionar um espaço adequado para realização de assembleias, festas e quermesses, fomentando o lazer e o convívio social entre os moradores da região.