Educação | 06/11/2014

Inauguração da quadra da Vila Pasti é marcada por apresentações de dança e música

vila_pasti_quadra

O prefeito Junior Finamore entregou, durante cerimônia oficial realizada na tarde da última sexta-feira (31 de outubro), a nova quadra da Escola Vila Pasti, que recebeu cobertura, pintura, demarcações e aparatos esportivos.

O evento, que reuniu autoridades municipais e centenas de pais e alunos, contou com diversas apresentações de danças interpretadas pelos próprios estudantes da Viola Pasti, além de apresentações de musicas nacionais e internacionais pelas bandas Miriam Marcial da Vila Pasti (Bammavi) e do Ceil (Centro Educacional Integrado de Louveira) do Bairro Santo Antônio.  Como convidada especial, a ex-atleta Helen Luz, campeã mundial de Basquete pela Seleção Brasileira e idealizadora do projeto Cesta de Três – que ensina o esporte a crianças de Louveira-, também compôs a mesa de autoridades.

“É preciso investir em estrutura física para incentivar os profissionais da educação e motivar esse dom de cuidar com carinho das crianças. Esta quadra é fruto do empenho de todos e irá ajudar a dar a estrutura necessária para que os alunos da Vila Pasti cresçam com ótima educação e se tornem nossos líderes, nossos médicos no futuro”, discursou o prefeito Junior Finamore, visivelmente emocionado.

A secretária Municipal de Educação, Juliana Euzébio, por sua vez, salientou a parceria entre a Pasta, a família dos alunos e os professores no desenvolvimento dos alunos. “Os bons profissionais necessitam de estrutura física para desempenhar seu papel. Trabalhamos forte para oferecer todas as condições para no ano que vem podermos iniciar a implantação do ensino integral em Louveira”, acrescentou.

Para o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Reinaldo Betti, o importante é estimular desde cedo práticas esportivas entre as crianças para “elas crescerem fora dos perigos que nos rondam, como a violência e o uso de drogas”. Ele ainda anunciou maior integração entre as Secretarias de Educação e Esporte para implantação de 17 modalidades esportivas nas escolas, para o próximo ano.

Convidada de honra do evento, a ex-atleta de basquete Helen Luz também mandou uma mensagem para os presentes. “Eu vim aqui porque sempre que fico sabendo que uma quadra é inaugurada, isso realmente toca o meu coração. Os professores de Educação Física podem, agora, proporcionar o melhor a vocês (alunos), e vocês têm que se dedicar ao máximo e aproveitar”, disse. “Foi graças ao professor de Educação Física e de uma quadra que eu consegui me tornar atleta”.

E o diretor da escola Wagner Luis Tomazini , que fez as vezes de mestre de cerimônia, disse que “os alunos vão ter oportunidade de (ter) uma aula digna, sem estarem sujeitos à chuva e ao sol forte”.

No final do evento, os alunos entregaram flores às autoridades presentes. Participaram também a vice-prefeita Neusa Orestes; a primeira-dama Marlene Montelatto, e funcionários da Secretaria de Educação.

A reforma

A quadra recebeu cobertura metálica, muros de alvenaria nas laterais, alambrado, pintura e demarcações das modalidades esportivas, traves e sextas de basquete.  Além das benfeitorias na quadra, a Prefeitura  também concluiu a pintura de toda a parte interna e externa da escola, dando uma nova cara a unidade de ensino.

As melhorias beneficiam 440 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.