Governo | 26/03/2015

Homenagem aos emancipadores de Louveira reúne mais de 300

Cerimônia marca início das comemorações do cinquentenário da cidade

Homenagem aos emancipadores 02

A noite de sexta-feira (20), porém, foi dia de reencontro, emoção e confraternização entre os familiares dos 26 emancipadores de Louveira. O salão do Centro de Convivência do Idoso ficou repleto de louveirenses, cerca de 300, todos junto no intuito de rememorar a conquista dos desbravadores da cidade durante o cinquentenário da Terra da Videira.

Com cara de cerimônia no início– com direito à música ao vivo e Buffet -, o evento logo se tornou uma festa, tamanho era o clima de descontração. Tanto que, durante o tradicional discurso, o prefeito Junior Finamore estava à vontade, falando para amigos. “Mais do que uma solenidade, esta festa é uma grande confraternização. O momento (50 anos de Louveira) não poderia passar em branco”, disse. “O sonho dos grandes emancipadores de tornar Louveira uma cidade próspera está se realizando. Louveira é uma cidade com boa saúde e educação onde as pessoas podem viver com harmonia, e tudo começou há 50 anos graças ao amor e dedicação para lutar por sua emancipação”.

O presidente da Câmara, Nilson Cruz, também discursou. Ele disse que se sente “filho de Louveira” e falou sobre o “orgulho de compartilhar o momento” com os convidados.

Após o cerimonial, as autoridades presentes homenagearam os desbravadores da cidade com uma placa, entregue em mãos para cada um dos representantes das famílias. Foi nesta hora que o clima ficou ainda mais amigável. Com direito à fala, os emancipadores vivos puderam passar uma mensagem aos presentes e relembrar histórias da época (muitas delas arrancaram risadas dos presentes).

Natal Rubio Tarallo (conhecido como Rubens Tarallo), um dos remanescentes, salientou o desenvolvimento da cidade durante os 50 anos. “É uma data que me proporciona refletir sobre o que era Louveira àquela época e hoje. E é com muita satisfação que hoje vejo o desenvolvimento de Louveira, que a semente que plantamos há 50 anos está rendendo magníficos frutos”. Também integrante do grupo, Ângelo Steck Neto seguiu o mesmo tom de seu companheiro de jornada. Filho de um dos emancipadores, Arnaldo Lemos Filho, por sua vez, finalizou os discursos relembrando algumas histórias de seu pai, um dos primeiros vereadores da cidade, durante a busca por energia elétrica para o Bairro Santo Antônio.

Também estiveram presentes no evento os vereadores de Louveira, Marquinhos Deca, Luiz Rosa, Estanislau Steck, Caetano, Marquinhos do Leite, professora Clarice e Alan da Jacuí; o vereador de Campinas, Gustavo Petta; o delegado da Polícia Civil de Louveira, Ruiter Martins; o Cabo Dutra, representando a Polícia Militar; além de secretários Municipais.

Homenagem aos emancipadores 01
Homenagem aos emancipadores 02