Saúde | 01/08/2019

Dicas odontológicas para pais de recém-nascidos

Dicas odontológicas para pais de recém-nascidos

Na primeira fase da vida os hábitos de alimentação acontecem aos poucos. Iniciando com a amamentação, mamadeira, depois a criança entra em contato com a comida. Nesta fase, os cuidados da saúde oral dos bebês precisam começar, evitando problemas futuros.

1. Aleitamento materno exclusivo

O leite materno é o alimento ideal para nutrição e conforto emocional do bebê. Durante a amamentação o bebê realiza exercício físico oral estimulando toda musculatura da boca, ajudando a fazer a sucção corretamente. Além disso, é preciso um vedamento labial na aréola mamária, promovendo a pressão necessária para saída do leite, obrigando o bebê a respirar pelo nariz. Esse movimento de pressão posiciona corretamente a língua e estimula o crescimento para posição correta das arcadas dentárias.

2. Evitar o uso de chupetas e mamadeiras

A melhor opção é o aleitamento materno. Caso não seja possível, peça orientação ao pediatra e odontopediatra.

3. Higiene da boca sem dentes

Não há necessidade da higiene bucal do recém-nascido, pois o próprio leite materno protege toda cavidade oral. A higiene oral deve ser iniciada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

4. Cuidados para evitar quedas e traumas envolvendo a boca

Medidas preventivas simples de como ensinar a segurar o bebê de maneira firme e dedicada, certificar da qualidade e segurança de berços, trocadores e banheiras, evitar tapetes ou utilizar antiderrapantes pode fazer toda a diferença.

5. Consultas preventivas regulares ao odontopediatra

Converse com o odontopediatra sobre as necessidades do seu bebê na próxima consulta.

Referência: ABO – Odontopediatria