Saúde | 01/08/2019

Dicas de amamentação

dicas de amamentação

O leite materno fortalece laços entre a mãe e o bebê, além de trazer diversos benefícios ajudando a proteger a criança da maioria das doenças e a mãe na perda de sangue em grande quantidade depois do parto e a diminuição de chance do câncer de mama e do ovário.

1. O que fazer para ter bastante leite

A produção do leite acontece quando o bebê suga. Para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite. Beba no mínimo quatro copos de água por dia. Descansar também ajuda.

2. Como amamentar o bebê

A posição do bebê também é importante. Ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe, com o bumbum apoiado pela mão da mamãe, quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Mantendo uma boa produção de leite e protegendo o peito das rachaduras.
Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar bastante aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz. Há mais aréola visível acima da boca do que abaixo. A criança deve esvaziar totalmente uma mama, para então depois ou na próxima mamada mamar da outra mama.

3. O leite materno não é fraco

A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação. Nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade. Conhecido como colostro, o leite é concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê.

No começo da vida é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ele ajuda a treinar o jeito de mamar. Com o passar do tempo, o peito produz leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.

4. O que fazer para evitar rachaduras

Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe creme, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.

5. Como evitar que o leite empedre

Toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado ele deve ser esvaziado. Para retirar o leite do peito, faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo após em pequenos jatos.

Referência: Banco de leite – OMS e Ministério da Saúde.