Água e Esgoto | 14/02/2014

Desperdício de água durante a estiagem será punido com multa em Louveira

A partir desta segunda-feira, dia 10, os moradores de Louveira que desperdiçarem água correm o risco de serem multados pela Prefeitura. A medida quer evitar um possível racionamento no abastecimento de água por causa da forte estiagem e do aumento da demanda no consumo provocado pelo calor. Ações como lavar calçadas, ruas, quintais, veículos, fachadas de prédios comerciais e industriais estão proibidas assim como quaisquer atos que causam o desperdício de água. A multa para quem for flagrado em algumas destas situações é de  R$ 350,00 e em caso de reincidência esse valor passa para R$ 700,00 e o fornecimento será cortado.

O secretário de Água e Esgoto de Louveira, Sinésio Scarabello diz que o momento é crítico e pede a colaboração de todos "Este é um momento preocupante para o abastecimento da cidade. Devido a forte estiagem toda a região está comprometida com falta de água. Aqui em Louveira a situação não é diferente por isso pedimos a colaboração de todos para que façam uso consciente da água, que economizem e que nos ajude a fiscalizar o desperdício. Nossos reservatórios estão com nível crítico e se não economizarmos poderá haver racionamento na cidade", afirmou.

A fiscalização para conter o gasto excessivo de água será feita por profissionais da Prefeitura e pela população em geral que poderá denunciar pelos telefones: 3878 4205 (Secretaria de Água e Esgoto – das 8h às 17h), 3878 7332 (Secretaria de Gestão Ambiental – das 8h às 17h) ou 3878 7434 e 38780458 (Guarda Municipal – atendimento 24h)

Estiagem e calor

O Sistema Cantareira, que regula a vazão dos principais rios da região de Campinas, registrou em janeiro deste ano 87,8 mm de nível pluviométrico, quando a média de janeiro do ano passado foi de 259,9 mm.  De acordo com a Coordenadora de Projetos do PCJ, Elaine Franco de Campos, a atual situação de disponibilidade hídrica é um problema geral da bacia do Sistema Cantareira “Com essa seca, a situação de falta de água é geral. Desde outubro não chove o suficiente para os reservatórios encherem”, alertou. De acordo com ela, hoje, o sistema Cantareira- que abastece os municípios desta região, incluindo Louveira - está com 22% da sua capacidade, ao passo que no ano passado, nesta mesma época estava em 60%.