Educação | 15/03/2021

CUIDADOS - Educação, Saúde e Assistência Social se unem para criar ações voltadas à 1ª infância

Comitê Intersetorial foi criado em Louveira para estruturar apoio ao desenvolvimento infantil no município

Debater as demandas da primeira infância e propor ações voltadas a promoção do desenvolvimento infantil e o cuidado com as famílias. Esse foi o objetivo do 1º Encontro do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Louveira. A reunião, realizada no início de março, contou com a presença de representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.  
 
Baseadas na certeza de que olhar para as crianças, é olhar para o futuro, a união das secretarias é uma mobilização da Prefeitura de Louveira para garantir que a cidade de Louveira ofereça toda a estrutura e assistência necessária para crianças de 0 a 6 anos de idade. “Nessa fase todas as experiências, descobertas e afetos recebidos são levados para o resto da vida. E, por isso, no que diz respeito ao trabalho da Administração Pública – ou a tudo que estiver ao nossa alcance - garantiremos que tudo seja feito com padrões de qualidade e excelência”, afirma a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. 
 
Durante a reunião, os profissionais deram início ao planejamento para a criação de um Plano Municipal da Criança que, entre outros tópicos, incluirá o Programa de Primeiríssima Infância (PPI). 
 
Participaram do 1º Encontro, a secretárias Maria Luciane Felipe de Paula (Educação) e Thereze Abdel Messih (Assistência Social), as representantes da secretaria de Educação, Eliana Regina Coletti Thomaseto e Marta S.B. Hernandes, e as representantes da secretaria de Saúde, Aurora Maria César, Maria Madalena Pereira Coelho Cruz e Ana Cláudia Maia. 
 
Comitê Regional
 
No dia 4 de março, Louveira também esteve presente na reunião do Comitê Regional de Primeiríssima Infância, composto pela Região de Jundiaí (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista) e pelas cidades de Itatiba e Morungaba. 
 
Participaram do encontro as representantes da Secretaria de Educação, Marta Hernandes e Eliana Thomasetto, e Ana Maia, da Secretaria de Saúde. 
 
Além da apresentação das novas composições dos comitês municipais, o Comitê Regional apresentou algumas ações que estão em processo de desenvolvimento. São elas:
Ampliação dos Comitês Municipais para expandir as ações
Planejamento da Semana do Brincar de 2021 (última semana de maio)
Mapeamento das Ações Municipais de Primeiríssima Infância
Elaboração de Planos Municipais de Primeira Infância
Semana Regional do bebê