Desenvolvimento Econômico | 11/03/2021

COVID - Fase Emergencial terá toque de recolher e medidas mais rigorosas a partir de segunda (15)

Louveira vai seguir medidas anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quinta-feira e que entram em vigor na próxima semana

Seguindo determinações do Governo do Estado, Louveira entra a partir da próxima segunda-feira (15) na Fase Emergencial do Plano São Paulo, a mais restritiva imposta aos municípios paulistas desde o início da pandemia. A medida – que deve permanecer pelo menos até o dia 30 de março - visa conter o avanço da contaminação por coronavírus em todo o Estado, que se encontra à beira de um colapso do sistema de saúde. 
 
A partir do dia 15 ficam suspensas as atividades religiosas coletivas como missas e cultos, campeonatos esportivos e aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino. O Governo também proibiu a abertura de lojas de material de construção (até então consideradas essenciais) e instituiu o toque de recolher das 20h às 5h. A circulação de pessoas pelas ruas neste horário só deve acontecer em casos de extrema necessidade. 
 
Farmácias e supermercados poderão permanecer abertos, mas a recomendação é que as pessoas evitem ir até estes lugares após as 20h, quando começa o toque de recolher. 
 
Os escritórios de todas as atividades não essenciais, assim como órgãos públicos, devem suspender as atividades presenciais dos funcionários. A recomendação do Governo do Estado é que os trabalhadores permaneçam em home office. Com a medida, que vai impactar 14 setores econômicos, o Governo pretende reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas no Estado. 
 
A restrição completa também proíbe a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes, até então permitida junto com delivery e drive thru. Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru), entre 5h e 20h, ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet. 
 
Escolas
 
A Secretaria Estadual da Educação antecipou os recessos escolares de abril e outubro. Desta maneira, as escolas estaduais não terão atividades entre 15 e 28 de março. As unidades, entretanto, poderão ficar abertas para atender estudantes que precisem de alimentação e material escolar. As escolas particulares podem se escolher se manterão as atividades presenciais, desde que respeitem o limite de 35% da capacidade. 
 
Em Louveira, as escolas da Rede Municipal de Ensino permanecem com as aulas presenciais suspensas. A Secretaria de Educação se prepara para dar início, ainda no mês de março, a aulas virtuais ao vivo que serão realizadas por meio de uma nova plataforma de ensino à distância contratada pela Prefeitura. 
 
Transporte 
 
O início da Fase Emergencial não implicará em mudanças no sistema de transporte público em Louveira, que permanece com o mesmo funcionamento das fases anteriores do Plano São Paulo. Desde o começo da pandemia, a frota de ônibus circular foi reduzida com a interrupção do funcionamento das linhas 1 (Santo Antônio > Cond. Villaggio via centro) e 8 (Mirante Sto. Antônio > Santa Casa) por tempo indeterminado. 
Para conferir as linhas e os horários atualizados, acesse: https://louveira.sp.gov.br/servico/onibus.
 
Leitos de UTI
 
Em Louveira, a ocupação dos leitos de UTI é de 80% desde o dia 2 de março. No Hospital de Campanha, cinco pessoas permanecem internadas. Entre elas, estão dois jovens de 24 e 32 anos.  A cidade contabiliza até o momento 1904 casos confirmados de covid-19, 30 óbitos e 282 casos suspeitos. O número de pessoas em isolamento domiciliar aumentou 44% em 24h, indo de 216 para 311. 
 
Por determinação do prefeito Estanislau Steck, de janeiro a março deste ano, a Secretaria de Saúde de Louveira dobrou o número de leitos de UTI do município, reativou o Hospital de Campanha e criou, na última semana, três novos leitos de cuidados intermediários. “Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para oferecer qualidade de atendimento à saúde em nossa cidade. Contudo, o momento é de cautela e precisamos da colaboração de todos”, afirma o prefeito. 
 
O que muda:
 
Atividades religiosas coletivas como missas e cultos não poderão mais ocorrer presencialmente; igrejas podem permanecer abertas para visita de fieis 
 
Campeonatos esportivos, como jogos de futebol, ficam suspensos
 
Escolas da rede estadual ficarão abertas apenas para oferta de merenda. Rede privada poderá decidir sobre a manutenção das atividades presenciais, desde que respeitado o limite de 35% da capacidade
 
Lojas de material de construção não poderão abrir
 
Home office obrigatório para atividades administrativas não essenciais, incluindo órgãos públicos 
 
Estabelecimentos não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery
 
Drive-thru pode funcionar das 5h às 20h. Delivery pode funcionar 24h
 
Atividades em parques e praias ficam proibidas 
 
Uso de máscaras é obrigatório em todos os ambientes, internos e externos