Governo | 03/03/2021

COVID-19: Louveira volta para Fase Vermelha do Plano São Paulo a partir do próximo sábado

Entre 6 e 19 de março somente serviços essenciais podem permanecer em funcionamento

Por determinação do governo estadual, Louveira – e os outros 644 municípios do Estado – retornarão para a Fase Vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, a partir de 0h do próximo sábado (6). Além disso, o toque de restrição, em vigor desde o final de fevereiro, foi ampliado e passa a valer das 20h às 5h .

Com a nova medida, que visa conter a curva de contágio da covid-19, permanecem em funcionamento até o dia 19 de março apenas os serviços considerados essenciais como unidades de saúde, veículos de imprensa, supermercados, entre outros (veja lista completa abaixo).

Os horários de funcionamento dos serviços municipais serão definidos em reunião que será realizada entre o prefeito Estanislau Steck e os secretários nesta quarta-feira, dia 4. Shoppings, comércio de rua, academias e salões de beleza terão que fechar as portas durante os 14 dias.

Segundo o último balanço da Secretaria de Saúde de Louveira, a cidade contabiliza 1.817 casos positivos de covid-19 e 30 mortes até esta terça-feira.

Escolas

Em Louveira, a Rede Municipal de Ensino já havia adiado o retorno das aulas presenciais e se prepara para iniciar ainda no mês de março as atividades remotas por meio de plataforma de ensino à distância.

Nas escolas estaduais, a frequência presencial não é obrigatória e o ensino remoto será mantido, com aulas transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado.

Já as escolas particulares podem permanecer com atividades presenciais, desde que sigam os protocolos estabelecidos pelo decreto estadual e com capacidade reduzida nas salas de aula.

Dados da pandemia no Estado

A média estadual de ocupação de leitos de UTI para covid-19 chegou a 75,3% na última terça, sendo 76,7% na Grande São Paulo. O total de pacientes internados em estado grave em chegou a 7.415, com média diária de cem novas internações em todas as regiões de São Paulo nos últimos dez dias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo contabilizou nesta terça-feira (2) o maior número de mortes da história da pandemia: 461 pacientes que perderam suas vidas em apenas um dia.

O que pode funcionar na Fase Vermelha

• Escolas e universidades – com limite de 35% do número de alunos

• Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários)

• Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres.

• Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido somente serviços de entrega ou drive-thru.

• Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção

• Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos

• Serviços de segurança pública e privada

• Construção civil e indústria

• Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens

• Outros serviços: igrejas e estabelecimentos religiosos, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

O que não pode funcionar na Fase Vermelha

• Shoppings, galerias e comércio de rua

• Bares e restaurantes (só funcionam delivery ou drive-thru)

• Salões de beleza e barbearias