Segurança | 20/08/2019

Atuação da Guarda Municipal e sistema de câmeras de vigilância são decisivos em solução de crime

GUARDA

Em uma ação conjunta da Guarda Municipal de Louveira e das equipes da ROMU, do Centro Integrado de Operações e da Apolo II da Delegacia de Investigações (DIG) de Jundiaí, o suspeito do homicídio ocorrido na última quinta-feira (15) foi localizado e encaminhado até a delegacia, onde confessou o crime.

A prisão foi realizada nesta segunda-feira (19), após uma investigação que teve início nas imagens das câmeras de monitoramento de Louveira, que foram essenciais para determinar o horário, o trajeto e o perfil do criminoso. Com o local e tempo delimitados, a Guarda Municipal e a DIG logo chegaram ao principal suspeito que, mesmo tendo tirado a barba na tentativa de despistar, foi identificado.

O suspeito permanece preso até que toda a investigação seja concluída.

Capacidade de atuação

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança, a prefeitura tem realizado investimentos contínuos na segurança pública de Louveira com o objetivo de ampliar a ação dos agentes da Guarda Municipal em defesa dos cidadãos.

Os guardas participam do programa contínuo de aprimoramento com cursos táticos, armamentos atualizados, novos coletes e uniformes e porte de arma definitivo. Conquistas que fortalecem a segurança e mantém Louveira como uma das cidades mais seguras da região.

Muralha eletrônica

Operando desde 2014, a central de videomonitoramento cobre toda a área de Louveira, sendo equipada com mais de 90 câmeras que funcionam 24 horas por dia.

O sistema é conhecido como “muralha eletrônica”, já que cerca a cidade com câmeras instaladas nas entradas e saídas que, ao flagrar o acesso de veículos com registros de furto ou roubo, soa um alarme para que a viatura mais próxima faça a abordagem. A central é interligada com o banco de dados de municípios da região, agilizando a identificação de pessoas e veículos suspeitos.

Patrulhamento e base móvel

Para mais agilidade, o patrulhamento diário de motos da GM é realizado em duplas, agindo preventivamente e possibilitando uma rápida atuação dos agentes, principalmente em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas e veículos. O policiamento comunitário atua diariamente por meio de uma base móvel em locais com maior circulação.