Governo | 01/04/2015

Agentes de Desenvolvimento apresentam diagnóstico participativo das regiões

O evento teve como objetivo discutir melhorias para as regiões da Terra da Uva, Residencial Cavalli, Jardim Vista Alegre e Jardim Amazonas

No último sábado, 28, os agentes do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com a Prefeitura Municipal de Louveira e SENAC de Jundiaí apresentaram o Diagnóstico Participativo no Residencial Cavalli, Jardim Vista Alegre e Jardim Amazonas, além de discutir melhorias para as regiões da Terra da Uva.

O PDL  está sendo implantado de forma planejada, trabalhando com metodologias inovadoras de estabelecimento de diálogos e resolução de problemas complexos para um desenvolvimento local concreto, pautado na ação e no engajamento de todos. O projeto visa melhorar as condições de vida e de convívio social da população de Louveira por, no mínimo, 10 anos. No sábado foram cadastradas 120pessoas.

O prefeito Junior Finamore esteve presente juntamente com secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais. Em clima descontraído, conversou com moradores, discutiu junto melhorias e está otimista com o trabalho. “Tem muita coisa a fazer pela frente, mas estamos dispostos e tenho certeza que faremos um bom trabalho.”

O secretário de Projetos e Programas, Vlamir Sartori, explicou a todos os presentes sobre o diagnóstico e o programa como um todo. “Este é um passo importante para todo o bairro.” Agora o próximo passo é a formação da rede a partir dos cadastrados para discutir e elaborar projetos de desenvolvimento dos bairros elencados.

O Plano de Desenvolvimento de Louveira começou a ser desenvolvido no município em junho de 2013. Desde o início do processo já foram realizadas cinco grandes oficinas com a participação de diversos setores da Prefeitura.

Depoimentos

A aposentada Maria Necy Cardoso Almeida aprova a iniciativa. “Muito bom poder contar com a Prefeitura perto de nós. As pessoas sentem-se motivadas. Tenho certeza que muitas melhorias serão feitas.”

Já Jarilane Santos Silva, 38, está há apenas sete meses em Louveira, mas já tem participado das ações da Prefeitura. E aprova! “As propostas para a região são boas, isso é muito importante para o bairro e também para o futuro de todos nós, moradores.” Junto de Jarilane estava Ana Lúcia Jesus Silva, que também comenta sobre o quão importante é essa “visita” dos agentes municipais. “Tenho participado das reuniões, pois é preciso ver de perto para depois saber onde cobrar.” Ana ressalta a importância do programa. “A ação é louvável, pois nada melhor do que alguém do bairro para comentar sobre quais são as principais necessidades.”

O presidente da Associação dos Moradores dos bairros Jardim Amazonas, Jardim Vista Alegre e Jardim Cavalli, Altino Moura Fernandes, também estava presente durante o encontro e diz ser de extrema importância que ações assim continuem. “Como presidente da Associação dos Moradores, vejo o quanto é importante que a Prefeitura venha até nós, para checar dificuldades, apontar melhorias e fazê-las.”

A aposentada Iracema Ferreira da Silva, comenta com alegria sobre a administração municipal e sobre mais essa melhoria para a cidade. “Junior Finamore foi o único prefeito que conseguiu realizar nosso maior sonho. Ele colocou asfalto no bairro inteiro.” Já sobre o programa, Dona Iracema diz que os projetos são ótimos e que, com certeza, vão trazer ótimos benefícios. “Estou otimista e torcendo para que tudo dê certo. E o que a administração precisar de mim, pode contar comigo.”

Altino Moura Fernandes.JPG
Prefeito utiliza serviços de saúde durante reunião do PDL.JPG
Prefeito acompanha reunião do PDL.JPG
Maria Necy Cardoso de Almeida.JPG