Água e Esgoto | 21/12/2020

A 1.ª represa de Louveira está 99% concluída, com maior armazenamento de água para toda cidade

Com objetivo de entregar mais segurança no abastecimento de água, mesmo em graves períodos de estiagem, a Prefeitura de Louveira, através da Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE), construiu a 1.ª represa da cidade com capacidade de armazenamento de cerca de 600 milhões de litros.

Em relação à atual capacidade de armazenamento, representa um aumento de 16 vezes, sendo suficiente para abastecer toda a população por aproximadamente 60 dias e comportar o crescimento populacional da cidade.

A obra está 99% concluída, estando em andamento equipamentos no entorno como o sistema de drenagem do bairro Caldana, plataforma flutuante, passarela flutuante, remanejamento de adutoras, bombas de captação, muro de ala e revestimento de geotela.

Biomanta de fibra de coco

As biomantas de fibra de coco possuem uma tela reforçada e plantio de vegetação especial para evitar erosão das bordas da represa.

Bombas flutuantes

O sistema de bombeamento enviará água da represa para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e será composta por quatro bombas flutuantes, sendo uma reserva.