Desenvolvimento Econômico | 07/06/2018

51.ª edição da Festa da Uva de Louveira é sucesso de público e vendas

Naiara AZEVEDO

Maior festa da cidade e região aconteceu entre os dias 19 de maio e 03 de jundo na Área de Lazer do Trabalhador e trouxe diversidade de atrações, ampla infraestrutura e foi prestigiada por milhares moradores e visitantes.

Além dos grandes shows como Naiara Azevedo, Roupa Nova e Molejo, a festa contou com mais de 30 atrações culturais entre bandas locais e regionais, circo, apresentações das oficinas culturais promovidas pela Prefeitura, entre outros.

Vendas e exposição

A Festa da Uva é a maior exposição de Uva Niágara e Caqui Rama Forte do  Brasil e a mais competitiva exposição de frutas entre as festas da região. Foram 56 produtores expondo 53 tipos de produtos diversos entre 472 itens em amostra.

Foi o maior número de vendas de frutas e produtos das últimas edições da festa. Cerca de três toneladas de frutas e derivados foram comercializados no evento.

O Leilão de frutas teve faturamento superior a 10 mil reais. O lote de maior valor leiloado (1º Prêmio da Uva Niagara Rosada e 1º Prêmio de Uva Niagara Branca) foi de mil reais.

Agricultores e produtores rurais de Louveira são homenageados

Com o tema " Agricultura nos trilhos do futuro", a festa homenageou os produtores rurais que posicionam Louveira no cenário nacional, através da qualidade, cuidado e empenho que têm com as frutas.

História da Uva

Após a transformação dos cafezais em parreirais e a posterior mutação da Uva Niagara Branca, que no ano de 1933 deu origem à Uva Niagara Rosada, os viticultores louveirenses foram se especializando no cultivo dessa variedade de uva que se tornou o símbolo do município e o fez conhecido em nível nacional.

Acesso gratuito a lazer e cultura via Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão contribuiu no sucesso da festa, garantindo a entrada gratuita de mais de 8.500 moradores de Louveira nos dias dos grandes shows pagos do Grupo Molejo, Roupa Nova e Naiara Azevedo.

Instituições Sociais participaram da Festa da Uva

As instituições Cielo, Amalo e Apae participaram da Festa da Uva de Louveira arrecadando verba com barracas de alimentação. Para a coordenação administrativa da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a estrutura fornecida pela Prefeitura foi importante para a participação no evento e possibilita colocar a instituição em evidência.

A presidência da Cielo (Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira), destaca que a arrecadação teve um ótimo resultado mesmo com a crise.

Já para a Amalo (Amigos dos Animais de Louveira), a arrecadação com a festa, ajuda a cumprir os compromissos financeiros. Para os interessados em contribuir, a Amalo aceita doações de ração de cães e gatos, medicamentos veterinários, produtos de limpeza, etc. Também é possível fazer doação em dinheiro através de depósito bancário (Banco Itaú, Agência 0110, Conta corrente 10.573-1, CNPJ: 23.604.877/0001-97). Saiba mais em   www.amalo.com.br

Coral das Oficinas Culturais cantou com Kell Smith

No segundo domingo da festa, os alunos do grupo juvenil de coral das Oficinas Culturais de Louveira cantaram a música “Era uma Vez” junto com a cantora Kell Smith no palco principal da Festa da Uva.

A aluna Joice de 17 anos entrou esse ano no grupo e teve sua primeira apresentação na Festa da Uva: “Na hora de cantar foi aquela alegria porque a gente ficou olhando nossos familiares e amigos lá embaixo, todo mundo gritando nossos nomes e gritando a música com a gente”.

O aluno Douglas, de 18 anos afirma que foi uma experiência interessante “a gente teve a oportunidade de cantar com uma pessoa que tá fazendo sucesso atualmente e no auge da carreira”.