Saúde | 04/04/2019

21.ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa dia 10 de abril

Neste ano, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Louveira participa da 21.ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 4 de maio o dia de mobilização nacional.

Cronograma de vacinação

De 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.

De 22 de abril a 31 de maio: vacinação de todos os grupos prioritários, incluindo indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Sintomas

Os sintomas da gripe são febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo. Nos casos mais graves pode ocorrer falta de ar, desconforto respiratório e diminuição do nível de oxigênio do indivíduo.

As vacinas imunizam contra 3 subtipos do vírus e são oferecidas pelo Ministério da Saúde de acordo com a estimativa da população de risco do município.

Onde se vacinar?

Para tomar a vacina, basta levar um documento oficial com foto e, caso possua, a caderneta de vacinação, na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.

Horário de funcionamento

• UBS Monterrey, das 7h às 15h
  • UBS Centro, das 7h30 às 18h
  • UBS PAS, das 7h30 ÀS 15h30
  • UBS Burck, das 7h30 às 15h30
  • UBS Vista Alegre, das 7h30 às 15h30
  • UBS 21 de Março, das 8h às 16h

No Sábado, 4 de maio, considerado o dia de mobilização nacional pelo Ministério da Saúde, as UBSs estarão abertas das 8h às 17h.