Assistência Social | 14/05/2020

18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), vai realizar a campanha "Esquecer é permitir, lembrar é combater", na semana de 18 a 22 de maios.

Serão exibidos vídeos educativos voltados para as famílias atendidas. O CREAS oferece atendimento às crianças, adolescentes, mulheres, deficientes e idosos vítimas de violência doméstica através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Projeto Quero Ser, que atende adolescentes com medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida.

Semana contra a violência

A semana contra a violência sexual é uma forma de conscientização aberta para todos. Devido à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, os vídeos serão produzidos por redes sociais voltados as famílias atendidas pelo PAEFI.

A população pode acessar o CREAS por telefone para ter informações e esclarecimentos sobre o tema.

Atendimentos as vítimas

As vítimas e os familiares são atendidos individualmente e em grupo. O CREAS tem por objetivo a instrumentalização da pessoa e família, resgate de vínculos familiares (quando couber) e a possível superação da violência vivenciada no grupo familiar.

Nos casos de exploração sexual e/ou suspeita de abuso sexual, foi desenvolvido um protocolo de atendimento que é referência da região, de modo a garantir a proteção às vítimas.

Denúncia

Para denunciar qualquer tipo de violência contra a criança e/ou adolescente, basta ligar no Conselho Tutelar pelo telefone 3878-4616 ou 3878-4585, de segunda a sexta das 8h às 17h. A denúncia também pode ser feita pela Guarda Municipal no telefone 3878-1512, atendimento é 24h ou na Polícia Militar discando 190.

Mais informações ou dúvidas procurar o CREAS localizado na Rua Nicola Tarallo, 76, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h ou pelos telefones 3848-1038 e 3878-2108.